Você já pensou na sua carreira como um jogo estratégico? Segundo artigo da Forbes Brasil, aplicar os princípios da Teoria dos Jogos no ambiente de trabalho pode ajudar a tomar decisões mais inteligentes, prever comportamentos e aumentar suas chances de sucesso profissional.
A Teoria dos Jogos, muito usada em economia e negociações, analisa como indivíduos tomam decisões em situações onde as acções de uns afectam os resultados dos outros, algo muito comum no mundo corporativo.
Veja como aplicar essa lógica no seu dia a dia profissional:
- Entender os interesses de todos os envolvidos
Antes de propor uma ideia ou negociar uma promoção, analise as motivações, objectivos e limites dos colegas, chefes e parceiros. Antecipar reações é essencial para construir consensos e evitar conflitos.
- Cooperar quando possível, competir quando necessário
A teoria mostra que cooperação estratégica tende a trazer melhores resultados a longo prazo do que a competição constante. Porém, em alguns contextos, saber competir com inteligência também é vital para se destacar.
- Pensar em múltiplos cenários antes de agir
Avaliar possíveis respostas às suas decisões ajuda a minimizar riscos e aumentar suas chances de sucesso, especialmente em ambientes de alta pressão ou mudanças rápidas.
- Criar valor antes de reivindicar
Ao invés de apenas buscar reconhecimento, foque em gerar impacto real, quem entrega resultados sólidos tem mais legitimidade para negociar espaço e crescimento.
- Gerir reputação e credibilidade como ativos estratégicos
No “jogo” da carreira, sua imagem é uma das cartas mais importantes. Seja consistente, confiável e ético: isso atrai aliados e oportunidades.
Mais do que manipular ou competir, aplicar a Teoria dos Jogos é agir com inteligência, previsibilidade e estratégia no desenvolvimento profissional.
Fonte: Forbes Brasil